top of page

Três livros para estudar o comportamento humano 💡

  • Foto do escritor: Fernanda Rossin
    Fernanda Rossin
  • 10 de jan. de 2025
  • 1 min de leitura

Atualizado: 11 de jan. de 2025

Por que fazemos o que fazemos? Quais nossos processos de decisão? Como lidamos com as incertezas? A vontade de explorar essas perguntas me motivou a estudar economia comportamental.


Como seres infinitamente complexos, não dá para usar simplificações ou oferecer explicações definitivas sobre a constituição humana.


Mas tem muita pesquisa boa que nos ajuda a entender mais sobre comportamento. Traz coisas acionáveis que podemos aplicar em Estratégia, Liderança, CX, Marketing, Produto e qualquer outra área. Ou mesmo para nos ajudar a refletir sobre a sociedade.


Compartilho algumas referências se você se interessou pelo tema:


1️⃣ RÁPIDO E DEVAGAR, de Daniel Kahneman


Um dos livros mais importantes da economia comportamental. Kahneman era psicólogo e através de uma extensa pesquisa - muitas delas com Amos Tversky - demonstrou como heurísticas e vieses afetam nosso comportamento.


Eventualmente, tornou-se o primeiro psicólogo a ganhar um Prêmio Nobel de Economia.


2️⃣ A PSICOLOGIA FINANCEIRA, de Morgan Housel


Há algum tempo, é meu livro preferido de finanças. Housel explicita como o campo das finanças não é puramente racional e os fatores psicológicos que influenciam nossa relação com dinheiro.


3️⃣ A LÓGICA DO CISNE NEGRO, de Nassim Nicholas Taleb


Um livro importante e influente sobre imprevistos, e como tentamos racionalizar e fazer um revisionismo de eventos altamente improváveis depois que eles já aconteceram.

 
 
  • LinkedIn
  • Youtube

©2025 por Fernanda Rossin.

bottom of page