As histórias potencializam os dados e os dados potencializam as histórias.
- Fernanda Rossin
- 10 de jan. de 2025
- 1 min de leitura
Desde que conheci o livro “Storytelling com dados", de Cole Nussbaumer Knaflic, passei a ser muito mais intencional em como desenvolvo e faço apresentações.
O livro estrutura seis lições para termos sucesso ao apresentar dados:
1️⃣ Entender o contexto - qual o objetivo da apresentação? Qual seu público? Qual o nível de senioridade e conhecimento dele sobre o tema?
Vai apresentar os dados de forma síncrona ou assíncrona? Se for em uma reunião, terá quanto tempo de fala? Haverá um momento de Q&A?
2️⃣ Escolher um visual apropriado - quais tipos de gráfico utilizar? Quais informações são relevantes? O que quer destacar?
3️⃣ Eliminar a saturação - menos é mais. Foque nas informações relevantes para aquela apresentação e deixe de lado o restante.
Especialmente se os dados forem apresentados de forma síncrona, você pode trazer informações complementares na sua fala, ao invés de “encher” os slides.
4️⃣ Chamar a atenção para onde você quer - a ordem dos elementos e o domínio do discurso te ajudam nisso.
5️⃣ Pensar como um designer - as informações mais importantes, a acessibilidade da apresentação e os elementos estéticos são revisados nesta etapa.
6️⃣ Contar uma história - uma vez que a apresentação esteja pronta, é o momento de conectar todo os pontos através de uma apresentação envolvente. Knaflic compartilha diferentes táticas que podem ser utilizadas dependendo dos objetivos e contexto.